49 . 3444 0492
49 . 98502 7012

INFORMATIVOS



VIGORELLI - CONHEÇA UM POUCO DA HISTÓRIA DA MÁQUINA DE COSTURA VIGORELLI


11/06/2018 - Variedades

VIGORELLI – UM GIGANTE DERROTADO

Uma visão da fábrica e de seu conjunto residencialA Vigorelli foi um dos gigantes que ajudaram a construir a grandeza de nossa cidade.
Os Franco, família de judeus italianos chefiada pelo patriarca Giuseppe, imigraram para o Brasil em função do início da 2ª. Guerra Mundial.   Chegaram a São Paulo em 1940, dedicando-se ao comércio; terminada a guerra, passaram a dedicar-se à importação e exportação, criando a Importadora e Exportadora Francolite Ltda. (1947).
Anúncio da Vigorelli italianaInicialmente, importavam "kits" de máquinas de costura do Japão e da Itália para montagem no Brasil, o que era feito em um barracão na Rua Turiassú,   Pompéia, em S. Paulo. Os "kits" italianos provinham da Vigorelli Italiana, sediada em Pavia, cidade situada na região da Lombardia, no norte da Itália.
Mais tarde, obtiveram dos italianos licença para fabricação das máquinas e  adquiriram no bairro da Bela Vista, em nossa cidade,  um grande terreno onde começaram, em 1952 a construção da fábrica, que foi inaugurada pelo Governador Lucas Nogueira Garcez em abril de 1953. Parte desse terreno é hoje ocupada pelo Jundiaí Shopping. 
Para a montagem e operação da fábrica, contrataram o engenheiro Carlo Kummer, que trouxe consigo cerca de 15 técnicos especializados, todos originários de outra indústria italiana de máquinas de costura, a Necchi, também localizada em Pavia; dentre esses, os saudosos Carlo Farina, Luciano Galbarini, Matteo Vaira e Luciano Museli, que constituíram família em nossa cidade.
  Vigorelli fabricada em JundiaíA Vigorelli operou até 1984, tendo além das máquinas de costura (500 unidades/dia de  diversos tipos),  fabricado  móveis,    máquinas operatrizes,   cintos de segurança(os primeiros produzidos no Brasil),   hidrômetros, barcos de pesca  e  armas leves,  como submetralhadoras. 

Infelizmente é mais uma empresa que se foi, destruída pela conjuntura econômica da época aliada à má administração. Mas, com certeza, deu sua contribuição à nossa cidade. 
Abaixo, o certificado de garantia de uma máquina Vigorelli vendida em 1962 - eram 50 anos de garantia!!!!

Fonte: http://jundiahy.blogspot.com/2017/05/vigorelli-um-gigante-derrotado.html
 


Fonte: http://jundiahy.blogspot.com/2017/05/vigorelli-um-gigante-derrotado.html







TOPO