49 . 3444 0492
49 . 98502 7012

INFORMATIVOS



MARCA - BERNINA


02/07/2020 - HISTÓRIA DAS MARCAS

A Bernina é uma marca de máquinas de costura e bordado criada na suíça, fundada em 1893 em Steckborn, pelo inventor suíço Fritz Gegauf. A Bernina Internation AG, desenvolve, fabrica e vende bens e serviços para o mercado têxtil, principalmente produtos relacionados a costura doméstica, abrangendo diversas áreas, como, bordados, acolchoados, costuras de roupas e artesanato.
            As origens da empresa estão na invenção da máquina de costura hemstitch, inventada em 1893 pelo inventor e empresário Karl Friedrich Gegauf quando decidiu buscar um curso técnico como mecânico em vez de estudar medicina. Depois de concluir seu curso, ele trabalhou na fábrica de máquinas de bordar Baum em Rorschach. Em 1890, Karl Friedrich Gegauf montou seu próprio negócio em Steckborn, Suíça, abrindo uma oficina de bordados e mecânica para a fabricação de sua própria invenção, uma máquina de bordar monogramas. Juntamente com seu irmão Georg, um vendedor, Karl Friedrich dirigiu o Gebrüder Gegauf(Bros. Gegauf). Através do seu envolvimento na indústria têxtil, ele percebeu o quão trabalhoso era produzir bordados, que até então só podia ser feito manualmente. Consequentemente, em 1893, Karl Friedrich Gegauf inventou a primeira máquina de costura de ponto do mundo, capaz de costurar 100 pontos por minuto.
            Em 1895, a oficina Bros. Gegauf foi completamente destruída pelo fogo, exceto pelo protótipo da máquina de costura de ponto fixo, que era a única coisa que poderia ser resgatada. Karl Friedrich construiu uma nova oficina em um antigo celeiro, onde o foco não era mais o bordado, mas a construção da máquina de costura de ponto fixo. Cerca de 70 pessoas foram empregadas na produção em série da máquina de costura hemstitch. A produção mecânica de bordado, seja como enfeite para lenços, toalhas de mesa ou colchas, era comumente referida como "gegaufing", porque o nome Gegauf se tornou famoso na indústria.
            Em 1919, Fritz Gegauf, um dos filhos de Karl, juntamente com seu pai, registrou um pedido de patente para a máquina de costura "Wotan", que se tornou outro sucesso internacional da empresa, que mudou seu nome para "Fritz Gegauf". Seu irmão Gustav e ele assumiram o controle da fábrica após a morte do pai em 1926.
            Durante a Grande Depressão (uma grave depressão econômica mundial que ocorreu principalmente na década de 1930), Fritz Gegauf uniu forças com a fábrica de bordados Brütsch & Sohn em St. Gallen., que também estava operando no vermelho. Até o final de 1932, eles desenvolveram a primeira máquina de costura doméstica da empresa, que eles chamaram de Bernina. A Bernina logo estava sendo produzida como máquina de costura com móveis (furniture-cum-sewing-machine). Em 26 de outubro de 1937, um total de 20.000 máquinas haviam saído da fábrica em Steckborn. Em 1937, ele introduziu a primeira máquina ziguezague Bernina e em 1945 a primeira máquina ziguezague portátil do mundo no mercado. Em 1947, Gustav Gegauf deixou a empresa. Em meados de 1963, um milhão de máquinas de costura em ziguezague Bernina havia sido fabricado em Steckborn. Desde então, a empresa é chamada de Bernina, embora, desde 1947, seu nome oficial seja "Fritz Gegauf Aktiengesellschaft, Bernina Nähmaschinenfabrik".
            Desde 1959, Odette Ueltschi, filha de Fritz Gegauf, assume o papel principal em Bernina, ela assumiu a administração após a morte de seu irmão em 1965. Em 1963, a primeira máquina de costura Bernina com um “pedal” apareceu no mercado. A partir de 1963, o modelo subsequente, o 730, foi produzido e, no mesmo ano, a milionésima máquina de costura Bernina foi fabricada. O best-seller de todos os modelos foi a classe 830, que entrou em produção em 1971 e continuou até 1981. A marca duradoura que Odette Gegauf-Ueltschi deixou na empresa se reflete no nome da bernette máquinas de costura, formada por uma combinação da primeira metade do nome da marca e da segunda metade do nome dela.
            Hanspeter Ueltschi assumiu a administração da “Fritz Gegauf AG” em 1988 de sua mãe Odette Gegauf-Ueltschi, e atualmente dirige a empresa como proprietária e presidente do conselho de administração. Depois de estudar administração de empresas na Universidade de St. GallenUeltschi passou sete anos adquirindo experiência profissional nos EUA antes de assumir a liderança da empresa familiar na Suíça.
            Ueltschi expandiu ainda mais a posição de liderança da empresa no setor de tecnologia de máquinas de costura, reduziu os custos de fabricação e promoveu inovações e marketing de produtos. Ele introduziu a era do computador nos negócios com o artista 180, o primeiro computador de costura da Bernina, e garantiu o desenvolvimento e otimização contínuos da tecnologia da computação na esfera da costura. Ao fazer isso, ele avançou em direção ao objetivo declarado de tornar a costura mais atraente e popular em todo o mundo. Sob a presidência de Hanspeter Ueltschi, uma fábrica foi montada na Tailândia, além da fábrica mãe em Steckborn. Ele também é o grande responsável por estabelecer os EUA como um mercado-chave e expansão para os novos mercados na Europa Oriental, Rússia, América do Sul, Índia e Oriente Médio. Ele sim, renomeou a "Fritz Gegauf AG" para "Bernina International AG" para acomodar a tendência de globalização e o sucesso da marca da empresa e, ao mesmo tempo, Ueltschi incorporou a bandeira da Suíça no logotipo da empresa como um sinal de patriotismo.
            Atualmente o Bernina Textile Group é um grupo globalmente ativo de 15 empresas que fazem negócios em 80 países. A empresa atua nas categorias de produtos, como máquinas de costura e bordar domésticas, máquinas de bordar multi agulha, acessórios (pedal, aros de bordado e outros acessórios para costura), e software de computador para desenhar bordados.

Fonte: https://www.bernina.com/pt-PT/Home-pt-PT







TOPO