49 . 3444 0492
49 . 98502 7012

INFORMATIVOS



DONA INA TEIXEIRA DONATO - SUA HISTÓRIA E SUA MÁQUINA DE COSTURA WEALTHY


10/09/2020 - HISTÓRIAS DE COSTUREIRAS

Uma troca de mensagens, uma máquina, uma história.
Você não precisa doar uma máquina de costura para fazer parte da história do MAS.
Envie sua história, fotos e registraremos.
TROCA DE MENSAGENS
Meu prezado Valdecir, bom dia!
Estou enviando cinco cópias da máquina que minha mãe utilizou, como costureira profissional, entre o início de 1950 e dezembro de 1968, quando ela deixou de aceitar encomendas.
Também vai um fragmento, de número 32, do poema em prosa "Amados", em que eu faço referência à máquina. É para seu conhecimento.
MÁQUINA DE COSTURA WEALTHY

UMA HISTÓRIA
A máquina pertenceu a dona Ina Teixeira Donato, comprada em São Paulo, Capital, por um irmão dela, Sr. Lino Teixeira, a pedido do seu marido, Sr. José Antônio Donato (falecido em 2016). Dona Ina era costureira e exerceu sua profissão na cidade de Guanambi, interior da Bahia, sempre em sua Wealthy, de 1951 a 1968, com os ganhos somando-se à renda da família às vezes em até 70% mensais. Quando seu marido, conhecido por Zu Donato, servidor público municipal (operador do motor de luz em Guanambi), passou a servidor público estadual, admitido na companhia de eletricidade do estado (Coelba, atualmente privatizada), em 1968, com melhoria no salário, dona Ina, de comum acordo com ele, deixou de costurar profissionalmente; ficou somente com costuras da família até metade dos anos l970, quando fechou o gabinete sua Wealthy, já com o mecanismo bastante desgastado. A máquina foi recolhida pelo seu neto Davi Donato, que a mantém guardada como um tesouro familiar, dm Vitória da Conquista, também na Bahia.

UM POEMA
Ver anexo.

Visualize o arquivo de texto:





Fonte: ARI DONATO Jornalista Salvador - Bahia







TOPO